Campanha Viva a Vida!

Menssagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: webform. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1184 of /home2/fepia041/public_html/site/includes/bootstrap.inc).

O dia 10 de setembro é considerado Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Buscando contribuir para os trabalhos de valorização da vida, o Projeto Caminhos lança a campanha “Viva a vida!”.

O Projeto Caminhos é desenvolvido no âmbito da Federação Espírita Brasileira/ Coordenação Regional Nordeste da Área de Atendimento Espiritual, com o apoio das federações estaduais. Atua em torno da melhoria da capacitação dos trabalhadores espíritas e do esclarecimento do público acerca da dependência química, suicídio e depressão. A campanha envolve as federações espíritas do Maranhão (FEMAR), Piauí (FEPI), Ceará (FEEC), Rio Grande do Norte (FERN), Alagoas (FEAL), Sergipe (FEES), Paraíba (FEPB) e Bahia (FEEB).

A problemática do suicídio é complexa e envolve: pessoas com ideação suicida e que tentaram suicídio; familiares de quem tentou suicídio e de quem está com ideação suicida; aqueles que consumaram o suicídio, bem como alguns familiares e amigos que padecem prolongada e intensamente as consequências de tal ato. São milhares de pessoas que necessitam do nosso apoio, cuidado e carinho.

A campanha “Viva a vida!” objetiva levar aos Centros Espíritas oportunidade de oferecer esclarecimentos, consolo e incentivo à vida para o público em geral e, em particular, aos que estão sofrendo. Como podemos fazer:

a) A principal estratégia é o uso de palestras doutrinárias. Sugere-se que cada Centro Espírita, no mês de setembro, reserve, pelo menos, uma doutrinária para tratar o tema. Recomendamos aos palestrantes que construam abordagens positivas que valorizem a vida, com mensagens de fé e esperança na vida presente e futura, e que orientem as pessoas a não julgar aqueles que consumaram o ato ou que tentaram fazê-lo. Compreensão, aceitação, perdão e não julgamento são atitudes essenciais para todos nós, na lida com essa problemática.

b) Encaminharemos, gratuitamente, folders às Casas Espíritas para serem distribuídos ao público.

c) Sugerimos que, ao longo do mês de setembro, nas preces de encerramento das doutrinárias e demais atividades do Centro Espírita, sejam incluídas rogativas de paz e luz para os que estão com ideação suicida, os que consumaram o ato e para as famílias e amigos envolvidos.

Sabemos do poder da prece, portanto, nada precisamos argumentar. Basta que a façamos!

Contando com a participação desta Casa Espírita, nós e as referidas Federações estaduais, estamos à disposição para esclarecimentos, apoio e sugestões.

Que Jesus nos ilumine e guie!

Com esperança,

 

Vânia Reis (PI)

Rener L. Cunha (MG)

Coordenação do Projeto Caminhos

Confira material orientador da Campanha