COORDENADOR NACIONAL DO ESDE PARTICIPARÁ DE CURSO NO PIAUÍ

Menssagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: webform. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1184 of /home2/fepia041/public_html/site/includes/bootstrap.inc).

Nos dias 15 e 16 de março de 2014, o Departamento de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, dirigido por Mairla Teles, irá realizar um curso de atualização e formação de monitores do ESDE. Estes encontros de capacitação acontecem periodicamente, porém, este ano, o Piauí contará com a presença de Carlos Campetti, coordenador do ESDE da Federação Espírita Brasileira que, entre outras importantes contribuições para o movimento espírita nacional, foi um dos idealizadores do programa de estudo sistematizado proposto pela FEB.

Uma das máximas do Espiritismo é o "amai-vos e instruí-vos", que coloca o estudo e o aprendizado como um importante objetivo do espírito no processo evolutivo. O estudo sistematizado é um método de aquisição de conhecimento muito vantajoso, pois possibilita a reflexão coletiva nos grupos espíritas e estimula a busca pessoal por mais informações capazes de esclarecer o indivíduos quanto aos valores da vida e sobre as leis da criação.

O estudo sistematizado foi um grande avanço nos grupos espíritas, que eram constituídos basicamente para a prática mediúnica, enquanto que a formação moral e intelectual do indivíduo eram deixadas um pouco de lado. A implantação dos estudos mudou profundamente a realidade dos centros espíritas que, atualmente, são importantes pontos de educação e amadurecimento para os que procuram o consolo e orientação oferecidos pelo Espiritismo.

A participação do coordenador nacional do ESDE, e um dos idealizadores da atividade, em um curso de capacitação de monitores tem um significado importante de estimulo ao trabalho de educação e orientação à luz da Doutrina Espírita, além de possibilitar vantajosas trocas de experiências para a boa realização na tarefa de facilitar o aprendizado nos grupos de estudo.