SOCIEDADE DE MERCADO SERÁ UM DOS TEMAS DA JORNADA DA AME-PI

Menssagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: webform. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1184 of /home2/fepia041/public_html/site/includes/bootstrap.inc).

A nossa sociedade, já há algum tempo, passa por uma revolução de valores dramática, onde cada vez mais sentimos o peso da valorização do poder do dinheiro na vida das pessoas.

Já vão os anos quando ouvíamos comentários de pessoas que pagavam outras para ficarem na fila do INPS guardando a vaga durante a madrugada para retirar uma consulta, pelo INAMPS. Hoje, cada vez pior, são as pensões que dominaram os espaços do polo saúde de Teresina, em um comércio que já mereceu destaque em cadeia nacional pelo programa Fantástico.

Crianças e adolescentes, não só na nossa cidade, mas também na sociedade norte-americana, recebem estímulos financeiros para lerem livros ( lá, U$ 2 a mais por livro, dependendo da abastança da família) e tirarem notas boas nos exames. Vendem-se óvulos e espermatozóides, mulheres viciadas em drogas recebem dinheiro para ligar as trompas, alugam-se úteros (na Índia é mais barato).Obesos são pagos para emagrecerem, e por aí vai.

Estamos diante da “Sociedade de Mercado, onde quase tudo está à venda”, estas são palavras do filósofo americado Michael J. Sandel, que foi entrevistado pelo O Globo em agosto de 2012.
Falando sobre os limites morais do mercado, Sandel expõe a diferença entre um país ter uma economia de mercado( ferramenta valiosa para organizar a atividade produtiva, compensando quem se esforça mais) e ser uma sociedade de mercado. Seguem abaixo trechos importantes desta entrevista:
“O dinheiro deve valer mais que outros bens e práticas sociais?” Ele questiona.

“Ele, o dinheiro, deve invadir como vem invadindo a família, amizade, sexo, procriação, juventude, educação, natureza, arte, esportes e até como encaramos a morte?”

” Quanto maior o número de itens que o dinheiro compra, menor o número de oportunidades para que pessoas de diferentes camadas sociais se encontrem”

“É ético quem tem mais explorar quem tem menos dinheiro”?

” O dinheiro por vezes corrompe bens humanos e cívicos”

Mas, o que o dinheiro não compra?

” A cultura e a educação. O amor e a amizade”

Estas são algumas das reflexões éticas que teremos na VII Jornada da AME-PI

Venha participar deste importante evento em nossa cidade.

Ansiamos por um mundo melhor onde os valores morais e éticos sejam respeitados, valorizados e respassados às futuras gerações. Você também é responsável, participe, discuta e contribua para uma sociedade melhor e igualitária.

VII Jornada da Associação de Médico-Espírita do Piauí e I Jornada Médico-Jurídica do Piauí. De 23 a 25 de agosto de 2013, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.

 

Autora: Kátia Marabuco